Buscar
  • Djenifer Sprenger

Altura ideal de Bancada de Cozinha

Você sabia que existe alturas ideais para bancadas de cozinha residencial, e que essa altura não é padrão?



A cozinha residencial, particularmente, é o ambiente onde mais precisa de detalhes de um designer/arquiteto, porque é o ambiente onde passamos a maior parte do tempo "trabalhando". Querendo ou não, passamos no mínimo 1 hora do nosso dia dentro da cozinha, preparando nossas refeições. Nem que seja para fazer um lanche rápido, vai no mínimo uns 10 minutos de pé preparando, para depois sentarmos e apreciar nossa refeição. Por esse motivo que esse ambiente precisa ser muito bem pensado e estudado, para não cansar quem esta cozinhando. Quando você vai em loja de móveis planejados ou procura na internet a altura ideal para uma bancada, sempre vem a medida de 90cm, mas essa medida é quem faz projetos genéricos. Aqui no escritório nossos projetos são exclusivos para nossos clientes, a cozinha que iremos projetar será para você, e somente para você. Mas como assim? As alturas que determinamos no projeto depende da altura do nosso cliente. Se nosso cliente tem entre 1,50m a 1,60m de altura, a bancada varia entre 78 e 90cm, caso ele seja mais alto, com altura 1,80m a 1,90m, as bancadas tem que ser entre 92 a 98cm. Então, no momento que vamos fazer a medição do espaço da cozinha, além de pegarmos as medidas de paredes, pontos elétricos, hidráulicos, pontos de luz, nós também medimos a altura do nosso cliente, altura do cotovelo e a atura do punho com o braço esticado para cima. Isso deve-se ser feito para que nosso cliente não tenha dor na lombar quando esta preparando a refeição para a família ou lavando uma louça. Você já lavou a louça em algum lugar, que em 5 minutos ali de pé começou a doer as costas? Não é porque você esta ficando velho, é porque aquela cozinha esta nas medidas incorretas para a sua estatura.


Mas e quando tem um casal com alturas diferentes? Sempre questionamos quem cozinha mais, se a esposa cozinha cerca de 80% das refeições, iremos projetar para a altura dela, pois passa a maior parte do tempo na cozinha, se for o esposo, iremos projetar para ele. E também tem aqueles casos que os dois se ajudam nas tarefas domésticas, então fazemos uma média de altura para colocar nas bancadas. Ou tem até aqueles casos que somente 1 cozinha e somente 1 lava louça, então fazendo 2 bancadas com alturas diferentes. Por isso sempre dizemos que os nossos projetos são exclusivos, além da decoração de sempre fazermos algo diferente e nunca repetirmos a ideia para outro cliente, também fazemos os ambientes de acordo com o seu perfil.


Nossa prioridade em projetos, vai muito além de estética, priorizamos ainda mais a segurança e o bem estar de nossos cliente.


Mas e aí, me conte, você têm dor nas costas quando esta cozinhando?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo