Buscar
  • Djenifer Sprenger

Como dormir melhor

Atualizado: 13 de Abr de 2020

A matéria de hoje será com dicas de como melhorar o seu sono, vou colocar por tópicos as melhores formar de nosso sono ser mais saudável. As primeiras dicas são as que mais escutamos:



1. Ter uma alimentação saudável, sempre bato na mesma tecla, a alimentação saudável faz enormes benefícios no nosso corpo, e isso reflete diretamente no sono;

2. Fazer exercício físico, vivemos em um mundo extremamente agitado e repleto de informação, isso faz com que muitas pessoas sofram de ansiedade. Precisamos "liberar" toda essa energia acumulada, por conta disso, fazer aeróbico é a melhor solução. Quando você faz um aeróbico (seja aula de dança, zumba, bike, esteira, entre outros) teu corpo libera endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento, sendo assim, dorme melhor;

3. Beber chá quente antes de dormir, parece besteira, mas se você tomar uma xícara de 200 ml de chá de Camomila com Capim Limão bem quentinho antes de se deitar, ajuda no relaxamento, mas não é para tomar o chá em um gole só, sente aprecie seu chá;

4. Fazer meditação e exercício de respiração, quando você presta atenção na sua respiração, ajuda o seu cérebro a "parar de pensar", relaxe e seu sono vem mais rápido;

5. Existe um exercício que dizem que é para piloto de avião, se nenhum dos itens acima funcionar, teste esse, primeiro você tem que deitar e achar uma posição confortável, depois você começa a relaxar seu corpo, da cabeça aos pés. Comece pelo rosto, relaxe a testa, não deixe-a franzida, enquanto respira pelo nariz e inspira pela boca. Depois relaxe seus ombros, não deixe-os rígidos, deixe com que seu peso caia encima da cama, e assim vai, após braços, mãos, barriga, pernas, pés. Quando você chegar nas pernas, estará praticamente dormindo.

Mas agora, se você já testou todos os 5 itens acima, e mesmo assim tem problemas de insônia, nós teremos que ir mais fundo no seu problema. Começamos pelo seu travesseiro, qual marca ele é? O travesseiro chega a influenciar até 30% do sono, sabia disso? Para você escolher o melhor travesseiro precisa identificar a posição ao qual costuma dormir. Se você costuma dormir de bruços, recomenda-se usar travesseiros mais baixos, de barriga para cima, o melhor são os menos macios, agora, se costuma dormir de lado, use travesseiros altos e mais macios. Escolha travesseiros de marca, são mais caros, mas acho que você merece uma boa noite de sono, não?

Depois dos travesseiros, escolha a roupa de cama com fios maiores de 300, são tecidos leves, de toque suave e macios. A quantidade de fios de uma trama determina a textura e não necessariamente a qualidade do tecido. No caso dos cobertores, em geral, mantas e edredons têm como base fios sintéticos, mas a escolha em si fica a critério da expectativa de quem vai usa-los. Lembre-se, quanto mais macio for a roupa de cama, melhor será a noite. A cama sempre tem que ser investida, afinal, passamos pelo menos oito horas dos nossos dias.

Ok, falamos dos travesseiros, das roupas de cama, não podemos deixar passar o colchão. O colchão precisa ser confortável para você, e só você! Dê preferência para as marcas que tem garantia minima de 5 anos. Um colchão bom têm que durar de 8 a 10 anos. Antes de comprar, deite no colchão e veja se é confortável para você, não tenha vergonha, afinal você só irá voltar na loja após 8 anos rsrs. Infelizmente colchão não tem como eu te dizer, compre desse tipo pela sua estrutura, ou compre daquele tipo por causa do seu peso, colchão é gosto e ponto.

Agora o item mais importante, o que você faz no seu quarto? Possui TV, computador? Se você leu minhas matérias anteriores, irá lembrar que comentei da nossa rotina, precisamos ter rotina. O corpo de acostuma com rotina e o nosso quarto tem que ser local de descanso! Quando vou projetar quartos para meus clientes, um dos itens que nunca coloco é TV. Vejam bem, a TV não é para relaxar você, é para te entreter, se você tiver TV no quarto e têm insônia, acredito que uma das culpas seja essa. A TV é para lhe dar mais informação, e como você consegue relaxar absorvendo informação? No meu quarto eu não tenho TV, nem levo meu notebook, e raramente leio na cama, porque meu quarto é somente para descanso, quando você tem essa rotina de descanso, no momento que deita na cama você já se sente mais leve, seu corpo entende que aquela hora é para dormir. Com TV não acontece isso, seria como se fosse um passatempo, e seu corpo não vai entender que ali no seu quarto tem que "dividir" as tarefas. Pior ainda se tem um home office no quarto! Pense, todo o estresse do dia (mesmo que você ame seu trabalho, sempre tem um apuro), toda a correria, cliente ligando, chefe cobrando, você coloca toda essa tensão no seu quarto, no cantinho da sua casa que deveria ser seu refúgio. Se você tem insônia e têm costume de assistir TV ou usar o computador no quarto, mude sua rotina! Tire a TV do quarto, e ache um outro cantinho da casa para ser seu home office, entenda que o quarto é somente para você dormir, e se não tem closet, para se trocar. Se gosta de ler, não vejo muitos problemas em ler na cama, mas evite o quanto possível. Na minha casa eu tenho um escritório, que fica exatamente ao lado do meu quarto, é nele que eu trabalho, leio e fico a maior parte do tempo. Quando vou para o quarto e quero ler, não duro mais que 5 minutos, me da um sono incontrolável, e eu só fecho os olhos e tenho uma boa noite de sono.

As pessoas costumam dizer que nós vendemos sonho, e eu aprendi com o arquiteto Jean Dallazen que não vendemos sonhos, nós vendemos transformação de ambientes e consequentemente, transformamos a vida de nossos clientes. Um projeto de um quarto é muito bem pensado e calculado, se você sofre de insônia, e nenhuma das dicas saudáveis te ajudou, talvez seja melhor rever o projeto de seu quarto.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo